terça-feira, 4 de novembro de 2008

Eu não sei dançar...

Marcos, vai lá filho! Dança só um pouquinho pra mamãe e o papai verem! Todos os meninos estão lá, menos você bobo...
Estes foram os argumentos de minha mãe para que eu participasse de um concurso de dança na colônia de férias do Sesc Bertioga quando eu tinha aproximadamente 7 anos. Por que estou falando sobre isto agora? Bem, um dia estava num bate papo bem bacana na casa de amigos falando sobre casos inesquecíveis que ocorreram em nossas infâncias. Marina me revelou que quando se lançou num salto que tinha a pretensão de ser o coroamento de sua performance musical dançando lambada com seu irmão Pablo, o mesmo não a agüentou e caiu para trás, tornando o fato um de seus maiores micos. Os dois abraçados e estatelados ao chão.
Comigo foi meio diferente, não que o final tenha sido feliz...
Quando enfim tomei coragem de entrar na pista de dança após o forte poder de persuasão da dona Marisa, olhei ao redor e simplesmente perdi meus pais de vista (era a miopia dando seus primeiros passos em minha direção). Tive que encarar aquilo sozinho. O DJ ligou o som no talo, e eu não conhecia sequer a canção. Nem me lembro até hoje que música era, só me recordo que era dançante! Os meninos ao meu redor dançavam, faziam passos, tinham algum talento, enquanto eu ficava fazendo um tipo dois pra lá, dois pra cá...
Estava tão sem graça com aquilo que tinha vontade de sair correndo. Foi quando ouvi de algum canto meu pai gritar: “Dança aí meu!”
Aquilo me soou meio irônico, mas me deu um novo ânimo para competição. A música já devia estar pela metade, e eu tinha a carta na manga. Meus “colegas” nem saberiam de onde viria o golpe. Estava tudo arquitetado em minha mente. Tomei a frente da pista, engoli a seco e recorri a ele, o Rei do Pop, Michael Jackson!
Claro, quem mais poderia me salvar de uma enrascada dessas? O meu conceito de dança e coreografia musical se baseava (e até hoje se baseia) em Michael. Comecei a tentar a coreografia de Thriller misturada com Billy Jean. Dava passos e gritava: Uh!, como fazia o próprio Jackson. Senti o salão ferver! Risadas cada vez mais altas e gente quase que chorando literalmente... Era eu que causava esse alvoroço todo?, me perguntava em voz baixa enquanto rodopiava e gritava no salão. Finalmente a música terminou, a luz se acendeu e vi meus pais. Estava eufórico, louco pra ver a cara de orgulho deles depois de minha grande apresentação, mas quando dei por mim não eram só meus pais que me olhavam. O salão inteiro ria de mim, da minha dança estranha, das minhas piruetas que nem de longe lembravam Michael. Senti vergonha e vontade de chorar. Quis culpar minha mãe pelo fracasso. Ela me disse: “Filho...”, querendo rir!
Eu apenas balancei a cabeça falando baixinho: “Eu não sei dançar...”, já chorando e tentando disfarçar... O vencedor do concurso ganhou um sorvete Kibon. Meu pai também me comprou um como consolo. Peguei trauma da dança, por isso acho que toco. Hoje em dia arrisco algo de vez em quando, mas prefiro ficar na companhia do meu violão!

Marcos Paulo Moreno Felix, 04 de novembro de 08

8 comentários:

Priscila Aguiar disse...

hahahahahahaha Thriller é minha coreografia preferida!!!!hahahahaha
Vamos dançá-la no próximo churras?Ai negril, só vc...
Texto espetacular...!Tô pra estrear meu blog tbbb!hahahahaah
é nois negréets
bjsssssss
saudades

Anônimo disse...

Ai, Negril, num sei se era pra ficar chateada com essa história, mas ela é mto cômica! Eu to me matando de rir! rsrsrsrsrs
Mto boa!!!
Mas acho que ela é tão boa pq nos lembra de fatos tragi-cômicos da infância, dos quais ninguém escapa! Bom já te contei a minha do papai noel, né?! é foda! rsrs
Beijos
Raquel

Unknown disse...

..Metalurgico, Jornalista Formado, Musico, Santista e agora Blogueiro... Só pode ser o meu parceiro Negresco.

Parabens à partir de agora meus dias nao vão ser mais os mesmo.
Outra sacada sua My Bruxxo. Parabens.

Unknown disse...

E ae meu filho, bonito seu blog, mas vc tem que escrever mais.

beijokas

Unknown disse...

ah meu amigo queridooo Marquito, lendo seu texto, até te vi, daçando, pequenino e atrapalhado...que bonitinho!!!
Gosto muito do que vc escreve...
Adoro nossos papos...
Beijos

disse...

Negão... abrindo o baú ?
Imaginei a cena e ( perdãoo ): Também estou rindo até agora

Beijos
Se cuida

Menina Marina disse...

Pô Marquto, ri muito lendo isso aqui. lembrei daquele papo engraçado que tivemos. Que criança nunca pagou um micão com dancinhas né?? E as roupas??? não sei vc, mas eu usava galochas e uma tiara gigante na cabeça. Fora que era dentuça. Isso eu ainda sou, mas pelo menos não uso mais galocha e acho que danço um pouco melhor.
Vida longa ao seu blog. Compartilhe teus escritos, vc nem imagina de que forma isso vai tocar as pessoas. E não é demais??
Mil beijos querido

Unknown disse...

Uma vez li um artigo de uma antropóloga que dizia que a mulher gosta de dançar porque seu clítoris está em um lugar em que a dança lhe transfere prazer sexual. Já para o homem não é a mesma coisa.
Depois de muito tempo aprendi duas coisas:
1. Homem não dança e quando o faz é para ou agradar alguém ou para comer alguém;
2. Homem que gosta de dançar é viado;

Não se sinta mal com a história que vc contou, a maioria dos HOMENS não sabe dançar e nem faz questão de saber...rsrsrsrs